Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - nutriVeg - Nutrição Vegetariana

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Meio Ambiente

Ativista George Guimarães fala de sua experiência na campanha da Sea Shepherd na Antártida

O ativista brasileiro George Guimarães, presidente da ONG VEDDAS e proprietário dos restaurantes Vegethus, fará uma palestra sobre sua participação na campanha da Sea Shepherd contra a matança de baleias pela frota baleeira japonesa, na Antártida. A palestra acontecerá no dia 16 de abril, a partir das 17 horas, no Vegethus Consolação. Guimarães fará uma apresentação com fotos e vídeos e falará sobre sua experiência a bordo do navio Steve Irwin, na campanha 2010/2011 No Compromise da Sea Shepherd, que realiza esta ação de combate à caça das baleias pelo sétimo ano consecutivo.

Com três navios, um helicóptero, três barcos pequenos e uma tripulação, composta por 88 ativistas, de 22 países, a Sea Shepherd conseguiu realizar um trabalho de sucesso, de obstrução efetiva das operações de caça da frota baleeira japonesa, fazendo valer tratados internacionais que proíbem a atividade naquela região.

Guimarães comemora a conquista da campanha, ressaltando que “o governo japonês ordenou o retorno da frota baleeira na metade da campanha, justificando que não são capazes de caçar enquanto a Sea Shepherd está presente”. Segundo ele, a frota baleeira não caçou no início da temporada quando foi localizada pela Sea Shepherd, mas apenas posteriormente e em ritmo reduzido, sendo que 40 dias depois de ter sido localizada, não caçava mais uma baleia sequer.

Diante da impotência de atuar na presença da frota da Sea Shepherd, os japoneses decidiram retornar para casa tendo caçado menos de 15% da sua cota auto-estabelecida. “Esse resultado (que é pequeno diante da obrigação ética e da dívida histórica que temos com esses animais) atesta para o valor de nos empenharmos em ações que, por mais que em um determinado momento possam parecer um sacrifício improdutivo, acabam por render frutos que são gratificantes para os animais”, conclui Guimarães.

Para melhor andamento da palestra é recomendado a leitura do blog: http://guerragelida.blogspot.com http://guerragelida.blogspot.com/. Mais detalhes sobre a palestra no site: http://www.vegethus.com.br

Logo após a palestra haverá rodízio de pizzas veganas.

Informações:

Palestra: Participação de George Guimarães na campanha da Sea Shepherd na Antártida

Horário: 17 horas

Local: Vegethus Consolação

Endereço:Rua Haddock Lobo, 187 – São Paulo


Mais informações para a imprensa:
Gabriela Fernandes
LH Miranda
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9 9612-8517
E-mail: redacao2@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br